Blog Pet Money

Tem gato na vitrine: no bairro do Bom Retiro, bicho dá sorte e espanta rato

Maria Carolina Abe

unnamed

Vitrine na esquina da rua da Graça com a Silva Pinto; o gato não está à venda

O bairro do Bom Retiro, no centro de São Paulo, é famoso entre lojistas, sacoleiras e mulheres em geral. Dali sai 55% da moda feminina do Brasil; são 1.700 lojas, que atraem 80 mil compradores por dia, segundo dados da associação de lojistas do bairro (CDL Bom Retiro).

Num passeio por ali é comum ver gatos passeando pelas lojas ou, até mesmo, ''expostos'' nas vitrines.

19fbe8d674b45ddab3519041a7dc785c e201366058a5feab059e45bf097928e3

No blog dos lojistas, há mais fotos.

A associação de comerciantes estima que 60% dos estabelecimentos no bairro tenham um bichano, principalmente nas ruas Aimorés e Professor Cesare Lombroso. Por que essa predileção pelos gatinhos? São dois os motivos, segundo eles.

Primeiro, por causa dos ratos. Em geral, as lojas ficam em baixo e, em cima, fica a fábrica, onde tem muito tecido, que atrai muito rato. Portanto, o gato serve como guardião da matéria-prima.

Em segundo lugar, segundo a associação de lojistas, o gato seria símbolo de prosperidade na cultura coreana –muitos imigrantes da Coreia têm confecções de roupas e vivem no Bom Retiro. Porém, o Pet Money não conseguiu comprovar isso. Há, inclusive, informações de que os gatos ainda não sejam animais de estimação muito populares ou queridos na Coreia do Sul.

De todo modo, no Japão, o gato é, sim, símbolo de prosperidade, e há até um amuleto da sorte que é um gato acenando, conhecido como Gato da Sorte ou Gato da Fortuna (em japonês, Maneki Neko). Talvez os imigrantes coreanos no Brasil tenham aderido a essa superstição, né?

Maneki Neko é um amuleto da sorte japonês

Maneki Neko (''gato que acena'') é um amuleto da sorte japonês

Curtiu?

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br