Blog Pet Money

Grumpy Cat processa fabricante de café por usar sua imagem sem autorização

Maria Carolina Abe

11382595_1021684834523127_1831431661_n

Grumpy Cat vai brigar na justiça dos EUA

A gata mais mau humorada do mundo está realmente com um péssimo humor. Grumpy Cat decidiu processar uma marca de bebidas dos Estados Unidos por usar seu nome e imagem em novos produtos sem autorização, informa a imprensa norte-americana.

Na verdade, o processo foi movido pela Grumpy Cat Limited, empresa dona dos direitos autorais e licenciamentos ligados à famosa gatinha.

Oficialmente chamada de Tardar Sauce, Grumpy Cat é uma gata que tem uma expressão que parece estar sempre emburrada. Ficou conhecida como ''a gata mais mau humorada do mundo'', virou estrela na web, na TV e no cinema, e ganhou dinheiro com licenciamento de produtos –de camiseta a café.

O café, no caso, é fabricado pela Grenade Beverage, com sede na Califórnia (EUA). Em maio de 2013, a Grenade fechou um acordo com a Grumpy Cat Limited para uso do nome e imagem da gata ranzinza em uma linha de bebidas chamada “Grumpy Cat Grumppuccino” –uma espécie de café gelado, vendido em garrafinhas de 400 ml. Em troca, pagaria royalties e um adiantamento em dinheiro.

bottles-film-blog

Grumpuccino: café gelado em garrafinha, aprovado pela gata

Agora, a Grenade decidiu usar a cara fechada da gatinha em outros produtos sem pagar mais por isso. A companhia lançou recentemente uma linha de café torrado em grãos vendido em pacotes de 350 gramas cada.

gccoffee

Café torrado em grãos: Grumpy Cat quer sua parte em dinheiro

Segundo a Grumpy Cat Limited, o contrato firmado em 2013 valia apenas para uma linha específica de produtos, o Grumpuccino, e o uso da marca ''Grumpy Cat'' em outros produtos precisaria ser negociado e aprovado previamente.

Em nota à revista ''Fortune'', o cofundador da Grenade Paul Sandford disse que ''não há nenhuma declaração baseada em fatos em toda a acusação''.

Leia também:

Curtiu?

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br