Blog Pet Money

Empresa deixa funcionários levarem cachorros ao escritório, e foi uma festa

Maria Carolina Abe

Acompanhamos o primeiro dia de Abdul no trabalho; veja como foi

Penteado feito, pulôver novo e gravatinha borboleta: Abdul caprichou no visual para seu primeiro dia no trabalho. Logo que chegou já fez amigos –e foi assim ao longo do dia. Pegou o crachá e o kit de boas-vindas e foi para sua mesa. À vontade, até tirou um cochilo durante o expediente.

pet no trabalho.03

Na última sexta-feira (24), a Nestlé permitiu que os funcionários levassem os animais de estimação à sua sede, na zona oeste de São Paulo. A mineira Raquel Meirelles, 24, trainee de Vendas, levou o pequeno Abdul, de 6 meses.

pet no trabalho.02

OBS: Raquel tem dois cachorros, mas só podia escolher um. Ela optou por levar Abdul porque a outra cadelinha, a Juli, estava se recuperando de uma cirurgia e precisava de repouso.

Como foi? Festa!

Foram 90 (sim, 90!) bichinhos reunidos pela empresa, incluindo alguns gatos pingados –a reportagem contou pelo menos dois felinos no local.

nestle

Quase não coube todo mundo na foto oficial.

pet no trabalho.05

A convivência foi amistosa e pacífica, de modo geral, permeada apenas por alguns latidos, por parte dos cães, e muitos ''óun''s, por parte dos humanos.

nestle4

''Eu lembro de poucos dias em que eu vi tantas pessoas sorrindo ao mesmo tempo com o que está acontecendo, como hoje'', disse o diretor de Recursos Humanos da empresa, Luiz Fruet.

fruet

Se as pessoas ficam cuidando de seus pets, ou apreciando o bicho alheio, elas não acabam trabalhando menos? Segundo Fruet, isso pode até acontecer no dia do evento em si, mas o impacto da ação entre os funcionários e no ambiente de trabalho ''não poderia ser melhor''.

Pesquisas apontam que ter cães no escritório ajuda a reduzir o estresse, aumenta a interação entre os funcionários e melhora o ambiente de trabalho.

Segundo o diretor de RH da Nestlé, o ''Pet Day'' foi um teste e a ideia é repetir a experiência.

Como lidar? 

Antes de receber a cachorrada toda, no entanto, a empresa precisou se preparar e estipular algumas regras com os funcionários.

Primeiramente, um andar inteiro do prédio foi reservado para ser ''pet free'', ou seja, um espaço para quem não gosta de bichos, tem medo ou alergia, por exemplo. A empresa também aconselhou que todos tentassem marcar reuniões para outros dias.

Ao chegar ao prédio, cada animal recebeu um crachá com seu nome, além do nome e telefone do dono. Ganharam um kit com vasilha para comer/beber e tapete higiênico.

nestle5

Os donos foram instruídos a manter o pet sempre com coleira, no colo ou no chão, mas por perto. Também deveriam ter um plano B para levar o bicho de volta para casa se algo desse errado.

Evento importado 

O ''Pet Day'' fez parte da Semana de Qualidade de Vida da Nestlé, que teve atividades para promover o bem-estar dos empregados. Foi a primeira vez que a companhia liberou a visita dos animais de estimação ao escritório em São Paulo.

O evento foi inspirado em uma iniciativa que já existe no exterior. O ''Take Your Dog to Work Day'' (Dia de Levar seu Cão ao Trabalho) foi criado no Reino Unido em 1996 e nos EUA em 1999 e acontece sempre em uma sexta-feira durante o verão.

A ideia foi da associação Pet Sitters International –que reúne ''babás'' profissionais de bichos de estimação– para celebrar a companhia dos cães e promover as adoções. A proposta é que os funcionários apresentem seus cachorros aos colegas de trabalho, incentivando-os a adotar um bichinho.

A entidade fornece apoio e informações às empresas sobre como se adaptar para receber os bichinhos. Eles não têm nenhum tipo de número ou registro de quantas companhias participam da ação, mas afirmam que o interesse pelo evento aumenta a cada ano.

Na internet

Vários funcionários compartilharam sua experiência nas redes sociais. Veja alguns casos abaixo.

Na maioria dos casos, deu tudo certo, mas… sempre há exceções.

Curtiu?

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br