Blog Pet Money

Cão arruma novo emprego em aeroporto: farejar alimentos e plantas em malas

Maria Carolina Abe

cao 1

Romeu em fase de teste no trabalho novo (Fotos: Péricles Barreto/Mapa)

Não é de hoje que os cães são usados pela polícia nos aeroportos para farejar drogas escondidas em bagagens. Agora, porém, eles terão uma nova função: ajudar a controlar a entrada de alimentos e plantas vindos de outros países, prática proibida pelo Ministério da Agricultura.

O primeiro encarregado da função é o labrador Romeu, que trabalha na fiscalização agropecuária desde o início deste ano no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília.

Durante todo o expediente, ele é acompanhado pelo fiscal agropecuário Márcio Micheletti. ''Fiz várias capacitações no Exército e Receita Federal para aprender a treinar e a conduzir o Romeu'', conta.

cao 4

Márcio Micheletti é o ''humano'' da equipe de Romeu

A missão do labrador é cheirar as malas e evitar que entrem no país produtos, subprodutos, derivados e partes de animais e vegetais que possam transmitir pragas e doenças. Por ano, são cerca de 150 toneladas de produtos agropecuários apreendidos.

O projeto ainda está em fase experimental e a previsão é que comece oficialmente em março, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Romeu deve estar pronto para trabalhar a todo vapor durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, período em que muitos turistas devem chegar ao país.

cao 2

Ele não está sozinho: cadela Jazz em breve fará companhia para Romeu

Neste mês, o cão ganhou uma ''companheira'' de trabalho: a labradora Jazz, de 2 anos, que está sendo treinada para começar a trabalhar em alguns meses.

Eles também são fofos

O faro apurado não é o único requisito para o cargo ocupado por Romeu e Jazz. Eles também foram escolhidos porque são fofos. A aparência amigável do cão é fundamental em ambientes muito movimentados, como um aeroporto.

''Os cães farejadores se mostram eficientes na inspeção de bagagens de passageiros nos principais pontos de ingresso no país, como portos, aeroportos e fronteiras. Além disso, eles contribuem para melhorar a imagem das instituições que os utilizam por terem forte apelo carismático junto à população'', disse a fiscal federal Diana Côrtes, que trabalha no projeto.

Ao todo, devem ser formadas 14 equipes (com um cão e seu condutor) ao longo dos próximos quatro anos.

O que Romeu e Jazz devem barrar?

Romeu e Jazz vão estar alertas para impedir que entrem no Brasil vegetais e animais vivos, seus produtos e subprodutos, pois podem trazer pragas e doenças de outros países para cá.

Não podem vir na mala, por exemplo:

  • doce de leite, queijos e iogurtes
  • carnes cruas, embutidos e carnes enlatadas
  • vegetais e frutas
  • mel
  • mudas ou sementes

Podem vir na mala, sem problemas:

  • chocolates
  • vinhos
  • azeite de oliva
  • bebidas em geral (sucos, chás e refrigerantes)
  • compotas e doces em conserva
  • azeitonas em conserva, picles e geleias

Clique nas fotos abaixo e veja mais exemplos do que pode e não pode.

Leia também:

Curtiu?

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br