Blog Pet Money

Dr. Pet: Conviver com bichos faz bem para a nossa saúde; como retribuir?

Maria Carolina Abe

casa-do-dr-pet-1443198223517_615x470

Alexandre Rossi com os cachorros, Estopinha e Barthô / Crédito: Junior Lago/ UOL

O Pet Money publica um artigo escrito por Alexandre Rossi, conhecido também como Dr. Pet. Ele é zootecnista, especialista em comportamento animal e fundador da Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento.

Divertidos, fieis, companheiros para todas as horas. São muitos os adjetivos que podem ser atribuídos para definir a convivência entre os humanos e os pets. Mais do que animais de estimação, eles já se tornaram parte da família e essa identificação é ainda mais evidenciada por uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE*, que mostrou que, no país, há mais cães (52 milhões) do que crianças de até 14 anos (44 milhões)!

Além de serem responsáveis por protagonizar momentos inesquecíveis em família, a ciência já comprovou que os cães são capazes de proporcionar muitos benefícios para a saúde. Um artigo publicado no início deste ano pela revista norte-americana ''Times'' revelou que donos de cães morrem muito menos de ataque do coração, lidam melhor com o estresse e têm menos chances de desenvolverem depressão.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) também chegaram a uma conclusão semelhante: os benefícios vão desde a melhora na imunidade de crianças e adultos, até a redução dos níveis de estresse e da incidência de problemas comuns, como dor de cabeça e resfriado.

Depoimentos 'comprovam' as descobertas científicas

Em minha página do Facebook fica claro, por meio de depoimentos espontâneos, o quanto os pets são valorizados pelos seus tutores. Exemplo: “depois que adotamos nossa amada Nala, ninguém chega em casa depois de um dia cheio e fica de cara feia. Os sorrisos se multiplicaram, o amor e a saúde também”.

Com frequência ainda comentam que os pets ajudam a lidar com o estresse do dia a dia – “quando olho para minha Princesa não tem estresse. Não tem cansaço. Só tem amor. Porque ela me dá tanto amor e carinho que não tem como não retribuir”.

Também sempre mencionam a mudança no humor e na rotina com a presença deles:  “O Chico chegou para mim em um momento muito difícil e mudou completamente a minha vida para melhor. É realmente incrível, nem precisamos de estudos científicos para ter a certeza de que isso é a mais pura verdade!”

A ciência, de certa forma, está comprovando o que muitos proprietários já sabiam e sentiam na prática. Os animais realmente fazem bem para a gente, deixam a nossa rotina menos estressante e trazem momentos de alegria e acolhimento.

Como tratar bem do seu pet?

Os animais nos trazem muitos benefícios, mas temos que tomar cuidado para fazer bem a eles também. Tanto carinho e bem-estar devem ser retribuídos com  cuidados específicos, como alimentação equilibrada, companhia, atividades e cuidados com a saúde. Assim, eles poderão aproveitar os momentos em família com qualidade de vida.

É muito comum as pessoas lidarem com eles como se fossem bebês e não tratá-los de forma adequada. A falta de limites, por exemplo, pode deixar o cão mais ansioso e ainda mais propenso a desenvolver problemas de comportamento.

A alimentação inadequada é outro ponto de atenção. Dar comida de humano para eles pode fazer mal. As exigências nutricionais e a sensibilidade deles são diferentes das nossas, e alguns de nossos alimentos podem até ser venenosos para eles.

Os momentos juntos podem ser aproveitados com atividades físicas. Passeios, além de prazerosos, aproximam ainda mais o relacionamento dono-pet e fazem muito bem para a saúde de ambos. Manter visitas regulares ao veterinário também é fundamental.

* Dados referentes ao ano de 2013.

Leia também:

Ensine seu cão a fazer xixi no lugar correto

Curtiu?

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br