Novo aplicativo para celular ajuda a achar doadores de sangue para cães
Maria Carolina Abe
Nem todo mundo sabe, mas os cães também podem doar sangue ou precisar de uma doação. Cachorros que passaram por cirurgia, foram atropelados ou têm doenças graves, como câncer, são os que mais necessitam de doação.
Porém, não é muito fácil encontrar um doador. Primeiro, porque muita gente não tem conhecimento sobre o assunto. Além disso, porque os cães tem mais tipos sanguíneos que os humanos, e o sangue doado só pode ficar armazenado por 20 dias.
Tentando facilitar esse processo, a agência CASA Comunicação, do Recife, lançou na quinta-feira (23) o aplicativo de celular Sangue Amigo. O app faz a ponte entre quem precisa e quem pode ajudar.
Como funciona?
O primeiro passo é baixar o aplicativo e fazer o cadastro do(s) cachorro(s). O aplicativo é gratuito e está disponível nas versões IOS e Android.
Se o seu cão precisa de sangue: você faz o pedido de doação pelo aplicativo e aguarda o contato de algum doador que esteja próximo; em seguida, vocês devem combinar o local para a doação; daí, é só levar seu animal para receber o sangue.
Se você está do outro lado e tem um cão que pode doar sangue: aguarde o pedido de um cão perto de você; aceite o pedido e combine o local da doação; leve seu cachorro para doar sangue e ajude a salvar a vida de outro bichinho.
Para se tornarem doadores, os cães precisam ter mais de 25 quilos e estar com boa saúde. Segundo veterinários, não é um processo dolorido para o animal.
Leia também:
Curtiu?
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br