Cidades da Itália dão desconto na taxa do lixo para quem adota um cachorro
Maria Carolina Abe
Algumas cidades da Itália estão lançando mão de uma estratégia para resolver dois problemas de uma só vez: o cidadão que adotar um cachorro ganha desconto na taxa de lixo.
Por um lado, a arrecadação da prefeitura tende a cair. Porém, por outro lado, a cidade economiza, pois reduz gastos com a manutenção dos canis. Ao mesmo tempo, ainda garante um lar para os bichos.
O caso mais recente foi da pequena cidade de Mascalucia, no leste da Sicília, que tem cerca de 30 mil habitantes. A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a lei que dá um bônus de 200 euros (R$ 650), até o limite máximo de 50%, no imposto municipal para quem adotar um animal nos canis da prefeitura.
O benefício vale por três anos seguidos.
Sicília foi região pioneira a adotar a iniciativa
Uma das primeiras cidades que implementou a ideia foi Solarino. ''No começo, falávamos sobre isso como uma brincadeira'', conta o prefeito, Sebastiano Scorpo, em entrevista à imprensa local.
Lá, quem adota um cão ganha um bônus de até 750 euros (R$ 2.435) por ano; quem adota dois, dobra esse benefício (mas precisa ter duas propriedades).
''Nós fizemos um pouco de contas'', disse. Cada cão custa cerca de 4 euros por dia no canil municipal, o que representa quase 1.500 euros em um ano, segundo o prefeito.
Para garantir que ninguém adota o animal só para ganhar o benefício e depois o maltrata ou abandona, a prefeitura fiscaliza duas vezes por ano se o animal está no local e se está sendo bem tratado.
Em Fiumicino, incentivo vale também para gatos
A ideia já “pegou” em outras cidades italianas, como Solarino, Francofonte, Lecce, Melizzano, Avellino, Terano e Bondeno.
Em Fiumicino, perto de Roma, o bônus de até 50% na taxa de lixo vale também para quem adotar um gato. Para um apartamento de 100 metros quadrados, por exemplo, o desconto é de cerca de 200 euros, calcula o prefeito, Esterino Montino, em entrevista ao “ItaliaOggi”.
Curtiu?
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br