Natal tem amigo secreto, roupa nova e panetone. Para pets
Maria Carolina Abe
Foi-se o tempo em que Papai Noel só trazia presente para crianças que se comportassem bem durante o ano. Agora, até animal de estimação entra na lista do bom velhinho.
Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, bichinhos saíram de casa na última segunda-feira (8) para ir ao pet shop. Dessa vez, não foi para tomar banho, nem vacina. Foram participar de uma festa de fim de ano, com direito a petiscos e troca de presentes de amigo secreto.
Quem organizou o evento (e mandou a foto abaixo) foi Thessia Trevisan, dona do pet shop Petisco Dog Delivery.
Barriga cheia
Além de troca de presentes, o Natal dos pets também tem comidas típicas. O panetone, por exemplo, não é o mesmo dos donos, porque alguns ingredientes fazem mal para os bichos. Há opções específicas para os cães, em sabores como chocolate e carne.
A fabricante de petiscos Chocodog’s, por exemplo, começou a produzir panetones em 2000. Hoje, esses produtos ajudam a aumentar as vendas no fim do ano em cerca de 50%.
Estilo Noel
Roupa especial também entra na lista de compra dos donos de bichinhos de estimação –no mínimo, um gorrinho de papai Noel para não deixar a data passar em branco.
Em uma época de calor, quando roupinhas não fazem muito sucesso no mercado, o Natal ajuda a movimentar a loja de fábrica Deluxe Moda Pet, que vende tanto para pet shops como para consumidores.
Para dar conta das encomendas, os funcionários da fábrica ficaram alguns dias até 21h fazendo cortes de tecidos; as costureiras, que trabalham de casa e ganham por peça, toparam trabalhar até nos fins de semana, conta Fabiana Ribeiro, estilista e sócia da empresa.
“Não é porque é pra cachorro que pode ser feito de qualquer jeito. Nosso público quer qualidade, boa costura e beleza. E não está nem aí pro valor”, conta.
A chegada do Natal também aqueceu as vendas na loja online Petpop, especializada em roupas e fantasias para cães. Eles têm uma área exclusiva de roupinhas de Natal, que custam de R$ 35,90 a R$ 60.
Natal = Vendas
A rede de pet shops Petland espera uma alta de 20% nas vendas neste fim de ano. Segundo o sócio-diretor Rodrigo Albuquerque, hábitos tradicionais, como o amigo secreto, têm contribuído para isso. “As pessoas vêm até a loja para presentear os pets dos amigos. Isso reflete a importância que eles estão ganhando na família.”
A rede Pet Center Marginal, que tem 27 lojas, calcula uma alta de 10% nas vendas no período. Há um aumento na procura de produtos natalinos para quem quer presentear os pets, como panetones, roupas de Natal e até bichinhos de pelúcia temáticos, segundo o diretor de Novos Negócios e Marketing, Hélio Freddi.
A rede Cobasi informa que tem “um crescimento natural de vendas nesse época”, mas não soube precisar de quanto.
Curtiu?
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogpetmoney
Siga no Instagram (pet_money) e no Twitter (@blogpetmoney)
Mande sugestões para: petmoney@uol.com.br